Horizontais
A especialização em Engenharia Sanitária da Ordem dos Engenheiros é transversal à engenharia e congrega profissionais com conhecimentos técnicos multidisciplinares concentrados na conceção, construção, operação e manutenção de sistemas e infraestruturas relacionadas ao tratamento de água, gestão de resíduos sólidos, tratamento de águas residuais, controle de poluição e outras atividades essenciais para promover a saúde pública e a preservação do ambiente.
A especialização em Engenharia Sanitária avalia criteriosamente os candidatos e reconhece os que detêm um percurso profissional com conhecimentos relevantes nesse campo, profissionais aptos a lidar com desafios complexos na gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos e na proteção ambiental.
A especialização em Engenharia Sanitária avalia criteriosamente os candidatos e reconhece os que detêm um percurso profissional com conhecimentos relevantes nesse campo, profissionais aptos a lidar com desafios complexos na gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos e na proteção ambiental.
Conteúdo e áreas de atuação: A especialização em Engenharia Sanitária abrange uma variedade de áreas técnicas e científicas, tais como: (i) Tratamento de água para abastecimento público à população (ii) Tratamento de águas residuais e drenagem ambiental urbana de águas pluviais (iii) Gestão, valorização e tratamento de resíduos sólidos, (iv) Controle de poluição, com a aplicação de técnicas e tecnologias para minimizar a emissão de poluentes no ar, na água e no solo, e (v) Reciclagem e reuso de recursos, como água e materiais, com vista à economia circular e preservação de recursos naturais.
Desafios e Importância: A Engenharia Sanitária enfrenta desafios cruciais, como a escassez de água potável em algumas regiões, o aumento da poluição por emissões líquidas, sólidas e gasosas oriundas das atividades antrópicas, a pressão por recursos naturais para satisfação das necessidades de uma população mundial cada vez maior, a necessidade de se caminhar para uma economia circular em que a gestão dos resíduos sólidos é central, a crescente urbanização e as mega cidades com desafios enormes para suprir as necessidades de água, drenagem, tratamento de efluentes, resíduos sólidos, poluentes emergentes, entre outros. A especialização em Engenharia Sanitária desempenha um papel vital na promoção da saúde pública, na preservação de recursos naturais e do ambiente.
Comissão de Especialização (mandato de 2022/2025)
Mário Augusto Tavares Russo - Coordenador
Maria do Céu de Sousa Teixeira de Almeida - Coordenadora-adjunta
João Paulo Correia Leitão
Filipa Maria Santos Ferreira
Pedro Manuel Laginha dos Santos
NOTÍCIAS
Noticias Relacionadas
Candidatura ao Título de Especialista
Enquadrada no Regulamento n.º 252/2018 da Ordem dos Engenheiros, designado como "Regulamento das Especializações”, publicado no DR 2ª série – nº 84 – 2 de maio de 2018.
1) A candidatura é submetida através do Portal da Ordem dos Engenheiros SIGOE, na área pessoal do candidato, desde que seja membro efetivo da Ordem dos Engenheiros, com o nível de qualificação sénior e ter mais de 10 anos de exercício profissional na área da Especialização, submetendo os documentos abaixo listados:
a. Requerimento dirigido ao Bastonário, em impresso próprio;
b. Currículo escolar;
c. Currículo profissional segundo modelo europeu de curriculum vitae ou formato similar;
d. Relatório pessoal do candidato em que é salientado o percurso profissional e atividades desenvolvidas que justifiquem, na ótica do candidato, que reúne os requisitos para a outorga do título de especialista em engenharia sanitária;
e. Cópia de pelo menos 3 trabalhos profissionais, técnicos e/ou científicos efetuados ou coordenados pelo candidato, que relevem para a atribuição do título.
f. Outros elementos que o candidato considere com interesse para a atribuição do título.
Parceiros Institucionais