A Comissão Executiva da Especialização em Direção e Gestão da Construção promove no dia 16 de maio, às 15h00, no auditório da Sede da Ordem, em Lisboa, uma ação de sensibilização intitulada "Gestão Contratual".
A gestão de um contrato, seja ele de natureza pública ou privada, é uma determinante fundamental no desempenho das empresas, independentemente do seu setor de atividade.
No caso particular do setor da construção, pela sua especificidade, a gestão contratual assume uma particular relevância.
Os fatores que podem alterar o equilíbrio económico e financeiro de um contrato são múltiplos, passando por uma legislação variada e complexa, prazos de execução curtos, margens de lucro reduzidas, entre outros.
A gestão contratual é uma forma de prevenir a ocorrência de situações potenciadoras de desequilíbrios e, no caso de estes ocorrerem, sustentar o direito à reposição do seu equilíbrio económico/financeiro.
É objetivo desta ação, sensibilizar os técnicos, pertencentes às equipas dos Donos de Obra, Projetistas, Empreiteiros e Fiscalização, para terem presente este assunto nas diversas fases do negócio da construção.
Temas a abordar
- Importância da Gestão Contratual
- A necessidade da Gestão Contratual
- A Gestão Contratual - um trabalho de equipa
- O que é necessário para a Gestão Contratual
- Os instrumentos contratuais
- A orientação estratégica
- Registo dos factos
- Onde começa e quando acaba a Gestão Contratual
- A Gestão Contratual na fase de pré-adjudicação
- A Gestão Contratual na fase de execução da obra
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