Quinta-Feira - 10 de abril
Evento
Conferência " Tecnologias Inovadoras de Desmonte e Escavação de Rocha"
3ª Conferência do Ciclo de Conferências " Recursos Minerais de Portugal".NOTA IMPORTANTE!
Transmissão em direto exclusiva para Membros da Ordem dos Engenheiros.
Para aceder, por favor, efetue o seu login.
Obrigada!
Transmissão em direto a partir das 18h00.
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas vai promover, no próximo dia 10 de abril, uma Conferência subordinada ao tema "Tecnologias Inovadoras de Desmonte e Escavação de Rocha", integrada no Ciclo de Conferências "Recursos Minerais de Portugal”.
Nesta terceira conferência daquele ciclo, abordar-se-ão soluções inovadoras no domínio do desmonte e escavação de rocha.
Primeiramente, o Eng. Pedro Bernardo, da Orica Mining Services, fará uma apresentação que clarificará as diferenças existentes entre os diversos sistemas de iniciação disponíveis, a nível do accionamento e das diversas vertentes de segurança associadas à utilização destes sistemas (ocupacional, pública e ambiental) e dará exemplos recentes e nacionais do domínio de aplicação dos detonadores electrónicos em contextos: mineiros, destacando as pedreiras e as minas subterrâneas, civis (designadamente as obras geotécnicas de grande sensibilidade ambiental) e outras (afundamento de navios e demolição de edifícios).
Seguidamente, o Eng. Hélder Valente, da Cimertex, apresentará uma nova geração de escavadoras hidráulicas que se concentra tanto nas preocupações ambientais como no desempenho operacional. A energia libertada na travagem da rotação é reaproveitada pelos componentes híbridos desenvolvidos e fabricados pela Komatsu. O sistema híbrido motor/gerador capta e regenera energia obtida na travagem da rotação e converte-a em energia eléctrica. A energia é armazenada no ultra-condensador e utilizada pelo sistema motor/gerador para auxiliar o motor quando este precisa de acelerar. Assim, o sistema híbrido reduz significativamente o consumo de combustível e a emissão de carbono.
Posteriormente, José Monteiro, da Maquesonda, apresentará Peter Johansson, da Wassara - Suécia, para dissertar sobre a Tecnologia de Furacão propulsionada por água. Constatar-se-á como o tradicional martelo fundo de furo pneumático é substituído com vantagem pelo martelo a água em trabalhos de furação na reabilitação de barragens, na produção mineira e, mais recentemente, na aplicação de Jet-Grouting.
Finalmente, o Eng. João Gouveia, da Maquinter, apresentará tecnologia que permite a execução de "Slot Holes" de pequeno diâmetro de forma rápida e precisa desenvolvida pela Herrenknecht. Este equipamento foi dimensionado para ser utilizado em formações rochosas estáveis, permitindo a execução de furos com diâmetros até 1,50 metros e comprimento máximo de furação até 60 metros, tendo sido desenvolvido com o objetivo de oferecer grande mobilidade, garantir um alto rendimento para o utilizador com a máxima segurança e ocupar o mínimo espaço possível na frente de trabalho.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E REEMBOLSO
As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 8 de abril de 2014 e só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento da respetiva taxa de inscrição. As inscrições não validadas através deste pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 27 de março de 2014.
Parceiros Institucionais