Estratégias de Adaptação da Drenagem Pluvial Urbana às Alterações Climáticas:
O Plano Geral de Drenagem de LisboaEste evento formativo e de divulgação técnica será uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre estratégias de adaptação da drenagem pluvial urbana às alterações climáticas, um tema importante e atual transversal a todas as zonas urbanas. Neste contexto, será apresentado o Plano Geral de Drenagem de Lisboa, que tem como objetivo melhorar a resiliência da cidade de Lisboa a fenómenos climáticos extremos, como precipitações intensas e inundações, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis.
Breve descrição
O Plano Geral de Drenagem de Lisboa (2016-2030) (PGDL) inclui intervenções estruturantes e intervenções complementares, soluções centralizadas e soluções descentralizadas, intervenções baseadas na natureza ("nature based solutions”, em linguagem anglo-saxónica) e soluções cinzentas (coletores e reservatórios), intervenções físicas e não físicas (aquisição de conhecimento e capacitação), numa adaptação da drenagem pluvial urbana às alterações climáticas. Este plano pretende dotar Lisboa de sistemas preparados para dar resposta a eventos extremos, de precipitações intensas e elevação do nível do mar, aumentando a resiliência da cidade - ou seja, reduzir os impactos negativos e recuperar a normalidade com relativa rapidez, e de forma sustentável, após esse tipo de eventos, que se antevê que sejam cada vez mais frequentes.
Nesta ação formativa e de divulgação técnica serão apresentados os desafios e os riscos decorrentes da ocupação do território e das alterações climáticas, e as principais intervenções previstas no âmbito do PGDL, em termos de redução do risco de inundação, mas também numa perspetiva de redução da poluição das descarregas associadas à precipitação no rio Tejo.
Não perca esta oportunidade de atualizar os seus conhecimentos sobre uma das mais importantes intervenções urbanas em Portugal.