O carrinho de compras está vazio.
Terça-Feira - 06 de dezembro de 2011 Evento

Jornada REDECOR

Terminado
Descrição
Programa
Localização
Contactos

A REDECOR – Rede Temática do Sobreiro e da Cortiça teve início numa outra rede designada por RTC (Rede Temática da Cortiça) de âmbito mais restrito, rede essa que se pretendeu alargar numa fase posterior, dando origem à REDECOR (projecto com financiamento PRODER). Esta rede está aberta a consumidores dos produtos corticeiros e a fornecedores diversos, a técnicos, investigadores e todos os profissionais e instituições relacionados com a temática da rede, envolvendo a divulgação de informação seleccionada, proporcionando um aumento da proximidade e portanto o levantamento de questões, sugestões, exigências etc. que proporcionarão/dinamizarão uma melhoria no sector através do aumento da competitividade e da produtividade.

O processo de trabalho centra-se na recepção e pesquisa, por parte de cada uma das instituições participantes no projecto, de informação emanada/pesquisada na comunicação social ou em publicações especializadas (baseado num serviço de clipping), em notícias das próprias instituições e dos seus contactos e/ou associados relativas a acontecimentos, iniciativas e outras actividades, que são enviadas para o gestor da REDECOR, que conjuntamente com os resultados de pesquisa própria realizada na Internet, procede à sua selecção, validação e divisão por áreas temáticas e divulgação pelas entidades participantes (por razões de custo, na língua original da informação), que por sua vez estão encarregados de divulgar essa informação pelos seus associados/contactos.

A 1.ª Jornada desta rede vai ocorrer a 6 de Dezembro de 2011, na Ordem dos Engenheiros, com uma programação diversificada, onde para além da apresentação da situação e funcionamento da REDECOR, serão também discutidas oportunidades de melhoria. Haverá duas secções de apresentações (1-Cortiça e Sociedade e 2-Cortiça: Inovação e Sustentabilidade), havendo uma Mesa Redonda sobre o Sector Corticeiro e a Nova Realidade Económica e finalizando com o lançamento do Número Temático sobre Materiais de Origem Florestal da revista da Sociedade Portuguesa de Materiais.

Finalmente refira-se que o total de pessoas que integram esta rede e recebem informação era, até Maio de 2011, de 1624, constituindo este projecto uma importantíssima ferramenta com várias utilidades para a fileira da cortiça.

Esta Jornada é organizada conjuntamente pelo Colégio de Engenharia de Materiais da OE e pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM).

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Parceiros Institucionais