O carrinho de compras está vazio.
Quarta-Feira - 12 de outubro Evento

Seminário: Hidrogénio Verde

Híbrido
Terminado
Descrição
Programa
Localização
Oradores
Contactos
O Conselho Regional Sul do Colégio (CRC) de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros promove o Seminário dedicado à temática do Hidrogénio Verde, no próximo dia 12 de outubro. Desenvolvido em formato híbrido, o seminário decorre no auditório da Ordem dos Engenheiros e online via Zoom, das 16h00 às 18h30.

A descarbonização da economia é um potencial caminho no âmbito do combate às alterações climáticas. Além do recurso às energias renováveis para suportar uma crescente eletrificação dos sistemas energéticos, têm emergido novas soluções que prometem impulsionar a criação de valor de longo prazo, como o Hidrogénio (H2) Verde.
A importância do H2 Verde como veículo energético será particularmente relevante em setores nos quais a eletrificação se apresenta mais complexa, tais como a siderurgia, parte da indústria química e transportes de longo curso.
Existem diversos fatores a considerar para o desenvolvimento neste contexto, entre os quais a avaliação ambiental, a regulamentação e desenho dos mercados, bem como os custos de produção.
Paralelamente, por forma a atrair investimentos, são necessários sinais de longo-prazo, articulados com compromissos claros entre as várias partes interessadas, que forneçam um enquadramento claro, estável e previsível aos agentes económicos.

Estará Portugal claramente posicionado em dimensões como a definição de objetivos e metas, a criação de mercados, suporte financeiro, entre outros?

De acordo com um relatório recente da McKinsey, para suportar a transição energética serão necessários 275 biliões USD de investimentos em ativos físicos entre 2021 e 2050, ou seja, uma média de 9.2 biliões USD por ano.

Neste sentido, o presente seminário tem como objetivo lançar o debate sobre o papel do H2 Verde na transição energética, incluindo questões como:

Terá Portugal condições favoráveis para participar neste processo e captar uma parcela relevante do investimento? 
A produção de H2 Verde fará parte desta equação? 
Onde poderá ocorrer a produção de H2 Verde?
Quem serão os principais atores no panorama nacional?
Que utilizações podemos prever para o H2 Verde?
Terá Portugal vantagens competitivas na produção de H2 Verde?

Participe nesta reflexão premente.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias no Balcão Único | SIGOE, e estão abertas para membros e não membros da Ordem dos Engenheiros (OE). 
Os interessados que não sejam membros da OE devem registar-se no Balcão Único | Sigoe, para proceder à respetiva inscrição.

Este seminário tem transmissão online via Zoom.
Parceiros Institucionais