A Delegação Distrital de Setúbal organiza uma visita técnica ao Forte de São Filipe em Setúbal, no próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 14h30.Esta visita técnica, será realizada em parceria com a empresa DST – Domingos da Silva Teixeira, S.A., que a irá conduzir de forma a evidenciar os condicionamentos, as tecnologias construtivas aplicadas e os resultados obtidos. Encontra-se em curso a segunda fase da obra de reforço estrutural da encosta do Forte de São Filipe em Setúbal. A empreitada visa garantir a estabilização da encosta que estava a ser destruída pela erosão marítima.
Esta intervenção segue-se à primeira fase do reforço estrutural da encosta do Forte de São Filipe, executada em 2018, que implementou soluções para evitar o risco de derrocadas e um conjunto de medidas cautelares relacionadas com a ocupação ou potencial interferência com certas áreas marginais.
O Forte de São Filipe, também conhecido como Castelo de São Filipe e Fortaleza de São Filipe, é uma infraestrutura militar construída em 1582 para reforçar a defesa de Setúbal contra a pirataria classificada como monumento nacional desde 1933. Localiza-se no Parque Natural da Arrábida. Encontra-se em posição dominante sobre um outeiro, fronteiro à cidade de Setúbal, dominando a foz do rio Sado e o oceano Atlântico, em Portugal.
Nota: Uso de capacete obrigatório. Em obra existe um número muito limitado para cedência. Os membros que disponham de EPI (capacete) próprio deverão levar o seu. É necessário calçado robusto, adequado à visita e à obra no exterior.
Inscrições até 26 de fevereiro de 2025
_________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.