Durante o evento foi assinado o protocolo de reciprocidade, que permite o reconhecimento e mobilidade mútua entre os engenheiros portugueses e os engenheiros colombianos.
No âmbito do "IV Congreso Internacional de Etica Profesional en Ingeniería, Topografía y Geología 2023”, que se realiza na cidade de Pereira, na Colômbia, entre os dias 24 e 25 de agosto, o Bastonário, Fernando de Almeida Santos, esteve esta semana reunido com associações congéneres da Colômbia, tendo em vista a análise e acompanhamento dos termos dos protocolos de reciprocidade que permitirão o reconhecimento e a mobilidade mútua entre os engenheiros portugueses e os engenheiros colombianos.
Trata-se de um evento organizado pelos Conselhos Profissionais de Engenharia da Colômbia e, este ano, visa promover o debate e reflexão em torno de problemas relevantes associados ao exercício ético da engenharia na Colômbia.
Durante o evento foram firmados, em cerimónia própria, os convénios de reciprocidade, definidos em junho deste ano, com quatro Associações de Engenharia da Colômbia, entre elas, o COPNIA (Consejo Profesional Nacional de Ingeniería), o SCI (Sociedad Colombiana de Ingenieros), o CPIEMPA (Consejo Profesional Nacional de Ingenierías Eléctrica, Mecánica y profesiones afines) e a ACIEM (Asociación Colombiana de Ingenieros).
Da mesma forma, existiu também uma reunião entre os líderes dos conselhos profissionais, sindicatos de engenharia, topografia e geologia, representantes do governo nacional e o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, para a consolidação de oportunidades entre os dois países no campo profissional, tendo a Ordem dos Engenheiros assumido o compromisso de colaborar com as congéneres colombianas na certificação do selo EUR-ACE nas escolas superiores de engenharia na Colômbia.
Ainda no âmbito do evento, foi atribuída ao Bastonário, de forma simbólica, uma cédula profissional como engenheiro na Colômbia.
Na sequência desta visita do Bastonário à Colômbia, será também organizada nos próximos dias uma reunião com a embaixadora de Portugal na Colômbia, Catarina Arruda, com o objetivo de partilhar objetivos e alinhar ações para o futuro com vista a facilitar o processo de mobilidade de profissionais engenheiros entre Portugal e a Colômbia, assente no princípio de reciprocidade.
Estas iniciativas inserem-se na estratégia internacional da Ordem dos Engenheiros, que tem por objetivo aumentar o reconhecimento e a valorização dos engenheiros portugueses no estrangeiro, nomeadamente, no Brasil, Colômbia, Cuba e Angola, no sentido de potenciar Portugal e a engenharia portuguesa através de diplomacia económica ao mais alto nível. Ainda no decorrer deste mês, a Ordem dos Engenheiros promoveu a participação dos dois Vice-Presidentes, Lídia Santiago e Jorge Liça, bem como do Grupo de Jovens Engenheiros, numa feira de captação de talento no Brasil, na procura de soluções que visem potenciar a capacidade de engenharia em Portugal.
Parceiros Institucionais