Terminou hoje a Cimeira Bilateral entre a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e a Ordem dos Engenheiros da Tunísia (OIT), que, para além da reunião de trabalho que decorreu hoje em Óbidos, compreendeu o Seminário, Engineering Bridges: Fostering Portuguese-Tunisian Collaboration, na Sede da Ordem dos Engenheiros.
Este evento, que teve como principal tema a colaboração entre Portugal e a Tunísia foi um espaço de diálogo que explorou diferentes oportunidades de inovação e cooperação entre dois países, destacando o papel crucial da engenharia como ponte para a inovação, cooperação internacional e desenvolvimento sustentável.
A abertura foi feita pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Fernando de Almeida Santos, e pelo Presidente da Ordem dos Engenheiros da Tunísia, Kamel Sahnoun. O painel foi moderado pelo Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Jorge Liça, e teve como oradores o Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Eletrotécnica da OEP, Manuel Matos Fernandes e o Membro do Conselho de Administração da Ordem dos Engenheiros da Tunísia, Ahmed Chabchoub.
Este evento, contou ainda com a honrosa presença do senhor Embaixador da Tunísia em Portugal, Naoufel Hdia, que durante a sua intervenção destacou a importante colaboração entre as duas associações internacionais.
Durante a manhã de hoje decorreu a Cimeira Bilateral entre as duas associações onde foram discutidos diversos assuntos de interesse comum, a participação em associações internacionais e o planeamento de atividades conjuntas. Entre outros temas, pretendeu-se promover a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre os engenheiros dos dois países, reforçado pela assinatura de um Protocolo Adicional que permitirá o reconhecimento mútuo de engenheiros nos dois países.
A comitiva da Ordem dos Engenheiros foi encabeçada pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos, os dois Vice-presidentes, Lídia Santiago e Jorge Liça, o Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Eletrotécnica da OEP, Manuel Matos Fernandes, e o Membro do Conselho de Admissão de Qualificação de Química e Biológica, Luís Araújo. Da parte da OIT, participaram o Presidente, Kamel Sahnoun, o Membro do Conselho de Administração da Ordem dos Engenheiros da Tunísia, Ahmed Chabchoub, e o Diretor da área internacional da Ordem dos Engenheiros da Tunísia, Dhiaeddine Bejaoui.
A cimeira bilateral marcou um avanço importante na cooperação, consolidando uma relação de proximidade entre as duas associações profissionais.