O carrinho de compras está vazio.

Construção Resiliente e Sustentável em debate em Leiria

31 Mai 2026
Construção Resiliente e Sustentável em debate em Leiria
A Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 29 de maio, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a Conferência "Construção Resiliente e Sustentável – Território e Infraestruturas Críticas”, iniciativa que reuniu representantes institucionais, especialistas e entidades estratégicas nacionais para refletir sobre os desafios da resiliência territorial e da proteção das infraestruturas críticas perante fenómenos climáticos extremos.

A realização desta conferência surgiu na sequência dos impactos significativos provocados pelas tempestades que atingiram Portugal nos primeiros meses do ano, causando danos relevantes em infraestruturas, equipamentos e territórios particularmente vulneráveis.

A sessão de abertura contou com a presença e intervenções de Rui Rocha, Secretário de Estado da Proteção Civil, Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, e Miguel Vieira, Delegado Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, destacou os desafios crescentes associados à proteção civil e à gestão do risco, sublinhando a importância do reforço da capacidade de prevenção, preparação e resposta do Estado face à ocorrência de fenómenos extremos. Enfatizou ainda a necessidade de promover uma maior articulação entre entidades públicas, conhecimento técnico e planeamento territorial, reconhecendo o papel determinante da Engenharia na construção de territórios mais resilientes e sustentáveis.

Fernando de Almeida Santos destacou a necessidade de reforçar a capacidade de prevenção, planeamento e adaptação do território nacional face aos riscos emergentes, sublinhando o papel central da Engenharia na construção de soluções sustentáveis, resilientes e tecnicamente robustas ao serviço das populações e do interesse público.


Ao longo do dia decorreram diferentes momentos de reflexão técnica e institucional, com início na mesa-redonda "Definição e Gestão de Infraestruturas Críticas”, moderada pelo Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Jorge Liça, reunindo representantes de entidades estratégicas nacionais das áreas do ambiente, infraestruturas, segurança, energia e telecomunicações, num debate centrado na proteção e gestão de infraestruturas críticas e no reforço da resiliência dos sistemas essenciais.

Durante a tarde, teve lugar uma sessão dedicada à Estrutura de Missão "Reconstrução da Região Centro do País”, seguida da mesa-redonda "A resiliência na gestão dos territórios”, moderada por Carlos Neves, Presidente do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Mecânica, que contou com as intervenções de Ana Abrunhosa, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Paulo Vicente, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, para uma reflexão sobre adaptação territorial, mitigação de riscos e planeamento sustentável.



A Conferência integrou ainda a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a Ordem dos Engenheiros e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), reforçando a cooperação institucional entre ambas as entidades em matérias estratégicas para o desenvolvimento territorial e para a valorização da Engenharia no contexto municipal.

A iniciativa permitiu promover um espaço de reflexão multidisciplinar em torno da resiliência territorial, da sustentabilidade e da proteção das infraestruturas críticas, reforçando o contributo da Engenharia para a definição de políticas públicas e estratégias de adaptação mais eficazes e sustentáveis.

Parceiros Institucionais