O Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Sul parabeniza todas as mulheres que trabalham e estudam nas áreas da Ciência e Engenharia, neste dia em que se assinala o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Instituído pela ONU, no dia 11 de fevereiro, esta efeméride relembra a importância da igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento, à investigação e às carreiras científicas e tecnológicas.
Ao longo da história, as mulheres enfrentaram desafios para conquistar o seu espaço nestas áreas, sendo frequentemente sub-representadas. Na engenharia, o cenário tem vindo a evoluir, mas os números mostram que há ainda um caminho a percorrer para garantir uma participação equilibrada.
A Ordem dos Engenheiros – Região Sul acredita que a diversidade é uma mais-valia para o progresso e a inovação. Celebramos e reconhecemos o contributo das engenheiras que, todos os dias, impulsionam soluções sustentáveis, desafiam paradigmas e inspiram novas gerações.
Acreditamos que a mudança começa na educação, no incentivo às mulheres para explorarem a ciência sem barreiras e na valorização do mérito e da competência. Continuamos empenhados em promover a engenharia como um espaço de igualdade, onde todas as pessoas, independentemente do género, possam desenvolver o seu potencial e deixar a sua marca.
Hoje celebramos todas as mulheres que fazem da ciência e da engenharia um caminho para um mundo melhor. A Engenharia não tem género. Tem talento.