O Curso de Formação em Ética e Deontologia Profissional é uma componente obrigatória dos estágios de admissão à Ordem dos Engenheiros, sendo necessária a sua frequência e aprovação. Na sua edição mais recente, contou com a inscrição de cerca de 200 formandos.
Promovida pelo Conselho Diretivo da Região Sul, a 68ª edição aconteceu nos dias 13, 19 e 20 de outubro, na sua sede em Lisboa, com acesso, por videoconferência, aos presentes nas quatro Delegações Distritais – 12 em Évora, 15 em Faro, 3 em Portalegre e 18 em Santarém – e aos residentes no estrangeiro e nos Açores. Nesta edição, 7 formandos frequentaram o curso à distância, por se encontrarem a residir em Angola, Açores, Argélia e Reino Unido.
A formação é composta por duas sessões: uma teórica única (no dia 13 de outubro) e uma prática, com três opções de horário para o caso de Lisboa. Ao longo de um dia e meio, os formandos tiveram oportunidade de conhecer e aprofundar conceitos e situações práticas relacionados com a abrangente temática da Ética e da Deontologia Profissional e esclarecer questões.
No final destas sessões, os futuros membros da Ordem foram desafiados a partilhar os conhecimentos adquiridos através de um teste de avaliação, cujos resultados serão divulgados em meados de novembro.