O carrinho de compras está vazio.

III Visita Técnica à Obra do Novo Hospital Central do Alentejo

11 Mar 2025
III Visita Técnica à Obra do Novo Hospital Central do Alentejo

A Delegação Distrital de Évora da Ordem dos Engenheiros promoveu, no dia 27 de fevereiro, a terceira visita técnica à Obra do Novo Hospital Central do Alentejo (HCA).

A nova unidade hospitalar vai servir 150 mil habitantes no Distrito de Évora e cerca de 440 mil em todo o Alentejo, em articulação com os hospitais de Beja, Portalegre, Elvas e Litoral Alentejano. Com mais de 30 especialidades e as mais recentes tecnologias de diagnóstico e tratamento, o Hospital Central do Alentejo vai dispor de 457 camas de internamento, 11 salas operatórias e 43 postos de recobro.

O Hospital Central do Alentejo está a ser construído num terreno, com uma área total de 75 hectares, sendo a área do lote do Hospital de 25 hectares e a área de construção de 118.341 m² e 8 hectares de área de implantação do Hospital, Serviços e Equipamentos Adjacentes. O projeto da conceção desenvolve-se em 10 pisos, sendo 3 subterrâneos e 7 acima do solo.  

A conceção extremamente avançada do edifício incluirá fontes de energia renováveis para produzir água quente, e a utilização de equipamentos de monitorização do ar condicionado para otimizar a sua eficiência energética, o que representa também um avanço importante na redução das emissões de CO2.

O HCA vai ser equipado com equipamentos modernos e automatizados, incluindo um robot para a logística.

A área circundante do hospital será adaptada com a construção de duas novas estradas, vias pedonais e ciclovias, a fim de ligar o hospital às vias de circulação mais próximas.

A construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, projeto financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, vai receber 40 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foi reclassificado em janeiro de 2024, passando de projeto de grande dimensão para Grande Projeto, pela Comissão Europeia.

Esta é a terceira visita que a delegação distrital de Évora da Ordem dos Engenheiros promove à obra, pelo interesse e curiosidade que suscita, uma das maiores obras públicas em curso no país. Fomos recebidos gentilmente pela Vogal do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, Doutora Margarida Silveira, em representação do Dono de Obra. Também estiveram presentes os representantes do Empreiteiro (Acciona) e da Fiscalização (VHM). A visita contou com a presença de 20 participantes de diversos colégios, não sendo possível receber mais, de forma a cumprir os requisitos de segurança em Obra.

Parceiros Institucionais