O carrinho de compras está vazio.

Lisboa acolheu as Cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro 2024

26 Nov 2024
Lisboa acolheu as Cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro 2024
"É mesmo por Portugal” referiu Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, durante a Sessão Solene do Dia Nacional do Engenheiro 2024.

A capital abraçou uma vez mais as comemorações do Dia Nacional do Engenheiro, que este ano decorreram de 22 e 24 de novembro. 

Esta data assinalou a criação da Ordem, que, em 2024, cumpre 88 anos de existência enquanto Ordem Profissional e 155 anos enquanto Associação representativa dos Engenheiros.

As boas-vindas aos participantes decorreram no dia 22 de novembro, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, dia em que foi inaugurada a exposição "A história faz a História", tendo-se seguido um jantar tipicamente alfacinha para convidados institucionais, que teve como mote o fado, sonoridade tão característica da capital.

O programa oficial teve início no dia 23, com a habitual Assembleia Magna, espaço de diálogo entre a Direção e os demais Membros, que decorreu em formato híbrido (presencial e online) a partir do auditório da Sede Nacional. Em simultâneo, decorreram as visitais sociais à Casa Àsia, ao MUDE e ao Centro Arte Moderna Fundação Gulbenkian.

A tarde na Gare Marítima de Alcântara foi uma autêntica ode à Engenharia, que recebeu a Sessão Solene, o ponto alto do DNE 2024, com diversas homenagens e distinções.

António Carias de Sousa, Presidente da Região Sul, abriu a sessão com uma mensagem sobre a importância de valorizar a Engenharia.

Marlene Kanga, anterior Presidente da WFEO, e Miguel Ángel Carillo, atual Presidente do CICCP de Espanha, foram galardoados com a distinção internacional da Ordem dos Engenheiros.

Ainda durante a cerimónia, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Fernando Jorge Rodrigues Pereira da Silva, atual Presidente da Siemens Portugal e Espanha, foram tornados Membros Honorários desta Ordem profissional, coletiva e individualmente, respetivamente.

António Manuel da Mota, fundador do Grupo Mota-Engil, foi agraciado com a Medalha de Ouro da OE, a mais alta condecoração da Ordem dos Engenheiros, num momento de grande solenidade a que nenhum dos presentes ficou indiferente.

Na segunda parte da Sessão Solene, foram apresentadas as conclusões do Ano OE 2024, pela Comissária deste Ano, Ondina Afonso e foi entregue a Certificação Gender Equality Internacional & European Standard, pela Bureau Veritas Portugal.
 
Durante a tarde deste dia, foram reconhecidos publicamente os novos Membros Conselheiros, entregues os diplomas e respetivas insígnias aos engenheiros com o título profissional de especialista e felicitados os Membros com 50 anos de inscrição na OE.

A Sessão de Encerramento teve a cargo do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

O dia terminou no Convento do Beato, um dos locais mais emblemáticos da cidade de Lisboa, com um jantar memorável que contou com uma igualmente memorável atuação de Ana Moura.

No domingo, 24 de novembro, realizaram-se as habituais visitas culturais.

Na AdegaMãe um grupo de membros participou numa visita guiada pela adega, que culminou num almoço com menu de degustação com harmonização de vinhos comentado.
A par, várias dezenas de membros visitaram a Companhia das Lezírias,  a maior exploração agropecuária e florestal existente em Portugal.

Despedimo-nos do Dia Nacional do Engenheiro com saudade. Esperamos por todos no próximo ano, no Porto!

Reveja aqui a cerimónia da Sessão Solene
Parceiros Institucionais