O carrinho de compras está vazio.

Ordem dos Engenheiros e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa reforçam cooperação através da assinatura de Protocolo no Dia Aberto

07 Mai 2026
Ordem dos Engenheiros e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa reforçam cooperação através da assinatura de Protocolo no Dia Aberto

No dia 6 de maio, a Ordem dos Engenheiros e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa formalizaram, durante o Dia Aberto da Faculdade de Ciências, um Protocolo de Colaboração, que visa consolidar a cooperação institucional nas áreas do ensino, da valorização profissional e da qualificação contínua.

O Dia Aberto constitui um momento privilegiado de contacto direto com jovens interessados nas áreas da ciência e da engenharia, permitindo esclarecer dúvidas, conhecer a oferta de licenciaturas, explorar laboratórios e participar em workshops e atividades práticas e inspirar escolhas de carreira. Neste contexto, a Ordem associou-se ativamente ao evento, com a presença de um stand institucional da Região Sul, destinado ao esclarecimento de dúvidas e à inscrição de estudantes como membros, reforçando a aproximação dos jovens à Ordem e sublinhando a relevância de atrair e formar futuros talentos para as diversas áreas da engenharia.

Este protocolo reforça o compromisso das duas instituições com a excelência académica e a adaptação da formação superior às exigências da profissão de engenheiro. Entre os principais objetivos destaca-se o alinhamento da formação com os mais elevados padrões europeus, através do selo EUR-ACE®. A Ordem é a única entidade acreditada em Portugal para atribuir este selo da ENAEE, que atesta a qualidade dos cursos e garante que os licenciados estão preparados para um mercado de trabalho global e exigente.



Durante a cerimónia de assinatura, foi igualmente sublinhada a importância de aproximar os estudantes da Ordem, reforçando a ligação entre a academia e a profissão, e promovendo a valorização das novas gerações de engenheiros. Destacou-se também o papel central da engenharia na inovação e no desenvolvimento do país, assim como a necessidade de uma formação contínua adaptada às exigências emergentes do setor.

O protocolo foi assinado pelo Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, Jorge Liça, pela Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Maria de Conceição Pombo de Freitas e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, António Carias de Sousa, reafirmando, assim, a missão conjunta de elevar o prestígio da profissão de engenheiro e de impulsionar a engenharia nacional como eixo estratégico do desenvolvimento científico e económico do país.

Parceiros Institucionais