O carrinho de compras está vazio.

Ordem dos Engenheiros e Instituto Politécnico de Leiria formalizam Protocolo de Colaboração no XXVI Encontro Regional do Engenheiro

02 Jun 2026
Ordem dos Engenheiros e Instituto Politécnico de Leiria formalizam Protocolo de Colaboração no XXVI Encontro Regional do Engenheiro

No passado dia 30 de maio foi formalizado um Protocolo de Colaboração entre a Ordem dos Engenheiros e o Instituto Politécnico de Leiria, destinado a fortalecer a cooperação institucional nas áreas do ensino, da valorização profissional e da qualificação contínua. 

A assinatura do Protocolo integrou o programa do XXVI Encontro Regional do Engenheiro, realizado no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O evento incluiu ainda homenagens aos novos engenheiros da Região Centro, aos profissionais com 25 anos de inscrição, aos novos membros seniores e a entrega do Prémio Conselho Diretivo da Região Centro.

O protocolo reafirma o compromisso das duas instituições com a excelência académica e a adequação da formação superior às exigências da profissão de engenheiro. Entre os principais objetivos destaca-se o alinhamento da formação com os mais elevados padrões europeus, através do selo EUR-ACE®. A Ordem é a única entidade acreditada em Portugal para atribuir este selo da ENAEE, que atesta a qualidade dos cursos e garante que os licenciados estão preparados para um mercado de trabalho global e exigente.




Durante a cerimónia, sublinhou-se ainda a importância de aproximar os estudantes da Ordem, reforçando a ligação entre academia e profissão, e promovendo a valorização das novas gerações de engenheiros. Destacou-se também o papel central da engenharia na inovação e no desenvolvimento do país, assim como a necessidade de formação contínua adaptada às exigências emergentes do setor.

O protocolo foi assinado pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, pelo Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão e pela Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Isabel Lança, reafirmando a missão conjunta de elevar o prestígio da profissão de engenheiro e impulsionar a engenharia nacional como eixo estratégico do desenvolvimento científico e económico do país.

Parceiros Institucionais