No dia 7 de maio, durante a iniciativa Campus Aberto do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Ordem dos Engenheiros (Ordem) e o IPS formalizaram um Protocolo de Colaboração, destinado a fortalecer a cooperação institucional nas áreas do ensino, da valorização profissional e da qualificação contínua.
O Campus Aberto é um evento anual do IPS, que permite aos participantes experienciar o Ensino Superior por um dia, com visitas guiadas às cinco escolas da instituição, explorando salas de aula, laboratórios, bibliotecas e outros espaços comuns.
Neste contexto, a Ordem associou-se ativamente ao evento, marcando presença com um stand institucional da Região Sul, dedicado ao esclarecimento de dúvidas e à inscrição de estudantes como membros. Esta participação aproxima os jovens da Ordem e reforça a importância de captar e formar futuros talentos para as diversas áreas da engenharia.
O protocolo reafirma o compromisso das duas instituições com a excelência académica e a adaptação da formação superior às exigências da profissão de engenheiro. Entre os principais objetivos destaca-se o alinhamento da formação com os mais elevados padrões europeus, através do selo EUR-ACE®. A Ordem é a única entidade acreditada em Portugal para atribuir este selo da ENAEE, que atesta a qualidade dos cursos e garante que os licenciados estão preparados para um mercado de trabalho global e exigente.
Durante a cerimónia de assinatura, sublinhou-se ainda a importância de aproximar os estudantes da Ordem, reforçando a ligação entre academia e profissão, e promovendo a valorização das novas gerações de engenheiros. Destacou-se também o papel central da engenharia na inovação e no desenvolvimento do país, assim como a necessidade de formação contínua adaptada às exigências emergentes do setor.
O protocolo consolida, assim, a cooperação existente entre a Ordem dos Engenheiros e o Instituto Politécnico de Setúbal, reforçando o compromisso conjunto de valorizar a profissão de engenheiro e promover a engenharia nacional como motor estratégico do desenvolvimento científico e económico do país.