No dia 02 de junho, a Ordem dos Engenheiros e a Universidade Autónoma formalizaram um Protocolo de Colaboração, que visa consolidar a cooperação institucional nas áreas do ensino, da valorização profissional e da qualificação contínua.
Este protocolo reforça o compromisso das duas instituições com a excelência académica e a adaptação da formação superior às exigências do setor. Entre os principais objetivos destaca-se o alinhamento da formação com os mais elevados padrões europeus, através do selo EUR-ACE®. A Ordem é a única entidade acreditada em Portugal para atribuir este selo da ENAEE, que atesta a qualidade dos cursos e garante que os licenciados estão preparados para um mercado de trabalho global e exigente.
No decurso da cerimónia, foi sublinhada a
importância da articulação entre a academia e a Ordem dos Engenheiros,
destacando-se o papel fulcral desta associação pública profissional na
valorização da carreira, na salvaguarda da ética e na qualidade da formação.
Assinalou-se, igualmente, que este protocolo abre novas perspetivas de
colaboração, aproximando os estudantes da realidade do mercado e preparando-os
de forma mais sólida para as exigências do setor.
Durante o ato, reiterou-se o imperativo de
promover a capacitação e a retenção de capital humano qualificado no país, um
processo em que a Ordem e as Instituições de Ensino Superior partilham uma
responsabilidade complementar. Construir estas pontes traduz-se no compromisso
comum de elevar o perfil de competências e formar melhores engenheiros. Como
foi referido, a primeira casa dos estudantes é a Instituição de Ensino
Superior; contudo, terminada essa etapa, passam a ter como segunda casa a
Ordem, que os acompanhará ao longo de toda a sua vida profissional.
O protocolo consolida, assim, a cooperação existente entre a Ordem dos Engenheiros e a Universidade Autónoma, reforçando o compromisso conjunto de valorizar a profissão de engenheiro e de promover a engenharia nacional como motor estratégico do desenvolvimento científico e económico do país.