O carrinho de compras está vazio.

Ordem dos Engenheiros e Universidade Autónoma reforçam colaboração com assinatura de Protocolo

03 Jun 2026
Ordem dos Engenheiros e Universidade Autónoma reforçam colaboração com assinatura de Protocolo

No dia 02 de junho, a Ordem dos Engenheiros e a Universidade Autónoma formalizaram um Protocolo de Colaboração, que visa consolidar a cooperação institucional nas áreas do ensino, da valorização profissional e da qualificação contínua.

Este protocolo reforça o compromisso das duas instituições com a excelência académica e a adaptação da formação superior às exigências do setor. Entre os principais objetivos destaca-se o alinhamento da formação com os mais elevados padrões europeus, através do selo EUR-ACE®. A Ordem é a única entidade acreditada em Portugal para atribuir este selo da ENAEE, que atesta a qualidade dos cursos e garante que os licenciados estão preparados para um mercado de trabalho global e exigente.

No decurso da cerimónia, foi sublinhada a importância da articulação entre a academia e a Ordem dos Engenheiros, destacando-se o papel fulcral desta associação pública profissional na valorização da carreira, na salvaguarda da ética e na qualidade da formação. Assinalou-se, igualmente, que este protocolo abre novas perspetivas de colaboração, aproximando os estudantes da realidade do mercado e preparando-os de forma mais sólida para as exigências do setor.



Durante o ato, reiterou-se o imperativo de promover a capacitação e a retenção de capital humano qualificado no país, um processo em que a Ordem e as Instituições de Ensino Superior partilham uma responsabilidade complementar. Construir estas pontes traduz-se no compromisso comum de elevar o perfil de competências e formar melhores engenheiros. Como foi referido, a primeira casa dos estudantes é a Instituição de Ensino Superior; contudo, terminada essa etapa, passam a ter como segunda casa a Ordem, que os acompanhará ao longo de toda a sua vida profissional.

O protocolo consolida, assim, a cooperação existente entre a Ordem dos Engenheiros e a Universidade Autónoma, reforçando o compromisso conjunto de valorizar a profissão de engenheiro e de promover a engenharia nacional como motor estratégico do desenvolvimento científico e económico do país.

Parceiros Institucionais