Nuno Calçada Loureiro, membro da Ordem dos Engenheiros, agrupado na especialidade de Engenharia Mecânica, foi distinguido com a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice (Cruz de Honra), a mais alta condecoração dada pela Santa Sé a leigos civis, pela "dedicação ao ensino, em especial ao ensino da Engenharia”.
A medalha, outorgada pelo Papa Francisco, foi entregue, no passado dia 30 de novembro, pelas mãos do Arcebispo Primaz de Braga, José Manuel Garcia Cordeiro, numa cerimónia que teve lugar no Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, aquando da realização da Assembleia Diocesana.
A Medalha Pro Ecclesia et Pontifice é uma ordem honorífica da Igreja Católica Romana, também conhecida como Cruz de Honra, de outorga exclusiva do Papa e é considerada a mais alta condecoração dada pela Santa Sé a leigos civis.
A Ordem dos Engenheiros felicita, assim, o Engenheiro e Professor Nuno Loureiro, por tal distinção.
Sobre Nuno Loureiro:
Nuno Calçada Loureiro é membro da Ordem dos Engenheiros e integra o Conselho Regional de Colégio de Engenharia Mecânica da Região Norte.
É licenciado em Engenharia Mecânica, pela Universidade do Porto, e tem um PhD em "Líderes para Indústrias Tecnológicas – Área de Engenharia de Concepção e Manufactura Avançada”, pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Lisboa (ao abrigo do protocolo MIT-Portugal).
É membro da IANEG – International Association of Engineers, onde integra a Society of Mechanical Engineering e a Society of Industrial Engineering e membro sénior da IAER – International Association of Educators and Researchers onde integra a Society of Mechanical Engineering. É perito avaliador da Agência Nacional de Inovação e também é membro da Comissão Executiva de Certificação do Instituto Eletrotécnico Português.
A nível internacional, foi professor visitante na Faculdade de Engenharia e Gestão da Universidade de Tecnologia de Bialystok – Polónia e na Universidade Politécnica de Timisoara – Roménia.
É investigador no LAETA – Laboratório Associado de energia, transporte e aeroespacial, onde se dedica ao desenvolvimento de materiais compósitos biodegradáveis, e através do qual ganhou este ano o prémio "Licor Beirão / ISVOUGA ” que premeia o melhor projeto de fim-de-curso (alunos e orientadores) da licenciatura em Engenharia de produção industrial do ISVOUGA.