O carrinho de compras está vazio.

Ordem dos Engenheiros promove igualdade de género na Engenharia

23 Out 2024
Ordem dos Engenheiros promove igualdade de género na Engenharia




Lisboa, 24 de outubro de 2024 – A Ordem dos Engenheiros (OE) deu ontem, 23 de outubro, mais um passo importante na promoção da igualdade de género na engenharia, com a realização da Conferência Intermédia do Ano OE para a Igualdade de Género, reunindo profissionais, académicos e representantes do setor empresarial para debaterem boas práticas e desafios neste domínio.

A conferência, que decorreu na Sede Nacional da OE, contou com a participação do Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Moreira, do Bastonário, Fernando de Almeida Santos, da Vice-presidente Nacional, Lídia Santiago, bem como de vários representantes dos Conselhos Diretivos Regionais e gestores. Os oradores destacaram a importância de promover a participação equitativa de homens e mulheres nas profissões ligadas às engenharias, como forma de potenciar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.

Apesar dos avanços registados nos últimos anos, os participantes reconheceram que ainda existem disparidades de oportunidades e progressão de carreira para as mulheres engenheiras. No entanto, as oradoras destacaram a importância de valorizar a profissão e de combater os estereótipos de género. A importância da conciliação entre a vida profissional e familiar, a necessidade de promover a educação em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) junto das alunas, desde cedo, assim como o papel das mentorias e redes de apoio para as mulheres engenheiras foram alguns dos temas que estiveram em debate.

Embora as engenheiras presentes não defendam a implementação de quotas, consideram que estas medidas podem ser necessárias como um mecanismo transitório para alcançar a igualdade de género.
No final do evento, foram homenageadas quatro engenheiras de países lusófonos: Carlota Salomão (Moçambique), Fernanda Flora (Angola), Carla Martins (Cabo Verde) e Fabyola Resende (Brasil), reconhecendo a sua contribuição para a área da engenharia e para a promoção da igualdade de género nos seus países.

Ao declarar 2024 como o Ano OE para a Igualdade de Género, a Ordem dos Engenheiros reafirma o seu compromisso em promover a diversidade e a inclusão na profissão. A instituição pretende continuar a trabalhar para eliminar as barreiras que impedem as mulheres de alcançar o seu pleno potencial na área da engenharia.

Esta conferência faz parte de uma série de iniciativas que foram desenvolvidas durante 2024 tendo em vista a abordagem da diversidade de género na Engenharia.



Parceiros Institucionais