Lisboa, 24 de outubro de 2024 – A Ordem dos Engenheiros (OE) deu ontem, 23 de outubro, mais um passo importante na promoção da igualdade de género na engenharia, com a realização da Conferência Intermédia do Ano OE para a Igualdade de Género, reunindo profissionais, académicos e representantes do setor empresarial para debaterem boas práticas e desafios neste domínio.
A conferência, que decorreu na Sede Nacional da OE, contou com a participação do Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Moreira, do Bastonário, Fernando de Almeida Santos, da Vice-presidente Nacional, Lídia Santiago, bem como de vários representantes dos Conselhos Diretivos Regionais e gestores. Os oradores destacaram a importância de promover a participação equitativa de homens e mulheres nas profissões ligadas às engenharias, como forma de potenciar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.
Apesar dos avanços registados nos últimos anos, os participantes reconheceram que ainda existem disparidades de oportunidades e progressão de carreira para as mulheres engenheiras. No entanto, as oradoras destacaram a importância de valorizar a profissão e de combater os estereótipos de género. A importância da conciliação entre a vida profissional e familiar, a necessidade de promover a educação em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) junto das alunas, desde cedo, assim como o papel das mentorias e redes de apoio para as mulheres engenheiras foram alguns dos temas que estiveram em debate.
Embora as engenheiras presentes não defendam a implementação de quotas, consideram que estas medidas podem ser necessárias como um mecanismo transitório para alcançar a igualdade de género.
No final do evento, foram homenageadas quatro engenheiras de países lusófonos: Carlota Salomão (Moçambique), Fernanda Flora (Angola), Carla Martins (Cabo Verde) e Fabyola Resende (Brasil), reconhecendo a sua contribuição para a área da engenharia e para a promoção da igualdade de género nos seus países.
Ao declarar 2024 como o Ano OE para a Igualdade de Género, a Ordem dos Engenheiros reafirma o seu compromisso em promover a diversidade e a inclusão na profissão. A instituição pretende continuar a trabalhar para eliminar as barreiras que impedem as mulheres de alcançar o seu pleno potencial na área da engenharia.
Esta conferência faz parte de uma série de iniciativas que foram desenvolvidas durante 2024 tendo em vista a abordagem da diversidade de género na Engenharia.