O carrinho de compras está vazio.

Tomada de Posse dos Órgãos Nacionais da Ordem dos Engenheiros

28 Mar 2022


Os Órgãos Nacionais da Ordem dos Engenheiros (OE) tomaram posse no passado dia 25 de março, numa cerimónia que reuniu cerca de 450 membros eleitos e convidados no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, e durante a qual foram também empossados os corpos sociais eleitos para a Região Sul da OE.

Fernando de Almeida Santos, Bastonário escolhido no ato eleitoral concluído a 12 de fevereiro deste ano, assumiu, perante os presentes, que os tempos serão de mudança e de atualização da estrutura da Associação Profissional que tomará nas suas mãos a partir de 1 de abril.

"A Ordem dos Engenheiros, na sua orgânica, parou algures no início da última década do século passado. Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e do conhecimento, do desenvolvimento da Engenharia e das novas áreas de intervenção, os colégios de especialidade mantêm-se os mesmos desde há 30 anos. Nessa altura nem sequer existiam telemóveis para uso universal. O mundo mudou mesmo”, asseverou o Bastonário empossado, prosseguindo com a necessidade de "adaptar a compartimentação das especialidades da Ordem dos Engenheiros para criar uma maior atratividade da mesma na admissão de engenheiros do presente e do futuro. A criação imediata dos colégios de Engenharia Aeronáutica e do Espaço, Engenharia de Processos de Gestão, Engenharia Alimentar, Engenharia Industrial e Engenharia Biomédica e Genética é um imperativo técnico”, avançou o responsável.
Ainda assim, recordou as limitações impostas pela Lei das Associações Públicas Profissionais e pelo Estatuto a este seu desígnio, que "obrigam a que qualquer alteração orgânica ou que qualquer alteração de índole profissional seja aprovada em Assembleia de Representantes, posta em consulta pública e homologada pela tutela da Ordem dos Engenheiros. Assim faremos. A tutela da Ordem dos Engenheiros é hoje o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, hoje aqui representado pelo Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.”

Dirigindo-se ao Secretário de Estado presente, prometeu colaboração para com o Estado e o Governo. "Sr. Secretário de Estado, a Ordem dos Engenheiros quer ser um parceiro do Estado e do Governo. Já o é, estatutariamente, com as atribuições que lhe são conferidas por Lei. Mas queremos mais. Queremos ser parte da solução. Estar envolvidos e participar”.

A juntar à mudança e modernização da OE, Fernando de Almeida Santos destacou ainda, no seu discurso, a valorização dos Engenheiros e a contribuição para o desenvolvimento da Sociedade como desígnios nos quais irá assentar a sua atuação enquanto Bastonário ao longo dos próximos três anos. 

Para além do Bastonário, foram igualmente empossados Lídia Santiago e Jorge Liça, enquanto Vice-presidentes Nacionais, Carlos Mineiro Aires, na qualidade de Presidente da Assembleia de Representantes, e restantes membros deste órgão.
Tomaram ainda posse os engenheiros eleitos para os Conselhos Fiscal Nacional, Jurisdicional e de Admissão e Qualificação, Conselhos Nacionais de Colégio e Comissões de Especialização.

Galeria de fotografias (resumo) »»»
Parceiros Institucionais