A Comissão Executiva da Especialização em Direção e Gestão da Construção realizou no passado dia 5 de julho de 2022, uma visita técnica ao Empreendimento de Reabilitação e Reconversão do Antigo Convento de Santa Joana, sito na Rua de Santa Marta, em Lisboa.
A história do sítio remonta ao período Românico. O rei D. Pedro II assinou o alvará em setembro de 1698 para o futuro convento de "Santa Joana” em honra da princesa Santa.
A obra começou em 1699 e ficou concluída em 1712, e mais recentemente, desde 1910 que o edifício passou a albergar uma esquadra de policia, e posteriormente as instalações do departamento de trafego, que abandonou o edifício em 2008.
No espaço deste Antigo Convento está a ser edificada uma nova Unidade Hoteleira com 370 quartos.
O empreendimento tem uma área de construção de 24.000 m2 com uma volumetria máxima de 13 pisos.
Os trabalhos em curso respeitam a atividades de demolição, escavação e estrutura.
A complexidade de um empreendimento de reabilitação urbana, num local com amplos registos de memória de séculos de outras utilizações e com relações de vizinhança estrutural exigentes, foi evidente para todos os presentes, assim como a demonstração dos desafios colocados diariamente aos colegas engenheiros diretores de obra, a quem cabe garantir níveis de rendimento e de produção diária de um estaleiro de elevada
complexidade técnica, num tecido urbano densificado, com relações de vizinhança com diferenciações em termos de estabilidade estrutural, criando um edificado único.
O empreendimento está a ser desenvolvido por um consórcio entre as empresas Alves Ribeiro S.A. e HCI Construções S.A., a quem a Comissão Executiva da Especialização em Direção e Gestão da Construção agradece a disponibilidade com que acedeu à realização desta visita, assim como a abertura na partilha de informação sobre o empreendimento e sobre os processos e os trabalhos em curso, fazendo um agradecimento especial ao Sr. Eng. Rui Furtado Marques, pelo apoio na organização desta visita.