Visita Técnica: Centro Processamento Banana de São Martinho

23 Set 2024
Visita Técnica: Centro Processamento Banana de São Martinho
Visita Técnica: Centro Processamento Banana de São Martinho

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2024, uma Visita Técnica ao Centro Processamento Banana de São Martinho, da empresa GESBA.

A iniciativa decorreu no dia 19 de setembro e contou com a presença de muitos colegas que foram recebidos pelos gerentes da GESBA, Eng.ª Aurélia de Sena e Dr. Nuno Barros, e pelo responsável pela manutenção técnica, Eng.º Carlos Afonso.

A GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda., recebe a produção de 2855 bananicultores, que se dedicam ao cultivo da "Banana da Madeira”, e tem como principal missão a colheita/recolha da Banana da Madeira no produtor passando pela classificação, certificação, embalamento e preparação para a distribuição e comércio.


Detentora da marca Banana da Madeira, a GESBA está empenhada em valorizar o produto e promover o seu consumo e os seus benefícios.

Para dar resposta ao crescente aumento da produção de Banana da Madeira, que no último ano foi superior a 25.000 toneladas, e garantir toda a qualidade ao produto, a GESBA apostou na construção do Centro de Processamento de São Martinho, com uma capacidade instalada para 100 toneladas diárias.

O Centro de Processamento conta com seis linhas de produção, dotadas de equipamentos e sistemas avançados de comando e automação, que despertaram o interesse de todos os participantes, sempre muito curiosos e interventivos.

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica agradece toda a colaboração e disponibilidade da empresa GESBA e comprometeu-se a contribuir para a valorização e divulgação de um produto de referência da Região Autónoma da Madeira, a Banana da Madeira.

Até ao final do mandato, o Conselho Regional do Colégio continuará a trabalhar para que a Ordem seja um local privilegiado de encontro de toda a comunidade.