XI Fórum da Empregabilidade

Ação no âmbito do protocolo OE - UMa

01 Jun 2026
XI Fórum da Empregabilidade
No âmbito do protocolo estabelecido entre a Região Madeira da Ordem dos Engenheiros (RMOE) e a Universidade da Madeira, que promove a cooperação institucional nas áreas do ensino, formação, inovação, empreendedorismo e valorização da profissão de engenheiro, a RMOE marcou presença no XI Fórum da Empregabilidade, realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2026, no Campus Universitário da Penteada.

A iniciativa, organizada pelo Observatório de Emprego e Formação Profissional da Universidade da Madeira e pelo Polo de Emprego, teve como principal objetivo reforçar a ligação entre estudantes, recém-diplomados, entidades empregadoras e a Ordem dos Engenheiros, promovendo o contacto direto com o mercado de trabalho e o acesso a oportunidades concretas de carreira.

A participação da RMOE neste evento enquadrou-se no compromisso de aproximação ao meio académico e de apoio ao desenvolvimento profissional dos futuros engenheiros, proporcionando um espaço de partilha de informação sobre a profissão, as competências exigidas pelo setor e o papel da Ordem dos Engenheiros no acompanhamento e valorização da carreira.

Entre os momentos de destaque do Fórum esteve o Espaço Engenharia & Inovação, realizado no dia 29 de maio, que integrou sessões técnicas e workshops dinamizados por empresas, promovendo a partilha de conhecimento, o contacto com o tecido empresarial e a valorização do talento académico.